segunda-feira, 6 de agosto de 2007

História do Diabolo

É difícil saber com precisão quando é que o diabolo foi inventado. No entanto os historiadores concordam que na China, onde o Diabolo foi descoberto, este jogo é praticado à mais de 4000 anos. Foi chamado de " Kouem-gen " durante a dinastia Han (206 A.C) o que significa "feito de bambu". Na verdade, ainda hoje, na China existem Diabolos feitos de Bambu, com orifícios laterais que o fazem assobiar enquanto roda. Missionários franceses e ingleses, bem como embaixadas politicas trouxeram este estranho objecto para a Europa, chamando-lhe DIABALLO (mais tarde Diabolo) DIABALLO do grego dia significa à volta, e ballo que significa atirar.

Em França, assim foi apresentado, o diabolo foi bem aceite e considerado como um rival do Jeu des Paume provavelmente o antecessor do ténis. No inicio de 1810 formaram-se diversos clubes em Paris, e as competições tinham lugar no que são hoje os Campos Elísios.O jogo de diabolo tornou-se uma moeda e mesmo a corte de D.Napoleão I, jogava com diabolos aparentemente feitos em sólida.

Em 1906, um inventor francês Gustave Phillipart apresentou um diabolo feito com duas partes em metal, protegida com borracha cortada de velhos pneus! Estava inventado o diabolo moderno! Depressa uma verdadeira loucura começou em França e depois em Inglaterra. Numerosos textos, histórias e postais mostram que o Diabolo era jogado em todo o lado, por quase todas as classes sociais. Com a primeira guerra mundial o interesse neste jogo diminuiu posteriormente, o diabolo só era visto nos palcos de teatros e circos. Por volta de 1980, graças a utilização de novas tecnologias e novos materiais, e à pesquisa e precisão no seu fabrico, uma nova era começou para o Diabolo, permitindo que cada vez mais um número maior de malabaristas e público em geral realizem manobras fantásticas com 1, 2, ou 3 diabolos.

DIABOLO 4000 anos de História mantendo-se como um passatempo com grande potencial para mais descobertas

3 comentários:

Unknown disse...

muito interessante mano.....hj eu tinha parado pra pensar em como um cara teria criado ou descoberto o diabolo.....massa mesmo

valeu!!!

Unknown disse...

Estou feliz.
Estava procurando pela origem do diabolo a algum tempo e por incrivel que pareça(não sei se pela paixão pelo futebol) varios site dizem que o brinquedo mais antigo do mundo é a BOLA...
incrivel não? e muitos lugares não dizem nada sobre o diabolo...
Então muito obrigado pela historia do biabolo

Unknown disse...

Tu está rasurando as coisa eu percebi